A plataforma vibratória é uma das modalidades modernas que visa o treinamento físico, tanto com objetivos estéticos como para fins terapêuticos. Esta tecnologia tem sido usada por mais de 47 anos. Sua origem ocorreu quando os russos começaram a utilizar este recurso em atletas nos Jogos Olímpicos de 1960. Nesta mesma época, os russos já mantinham seus astronautas no espaço por períodos cada vez mais longos, sem perda de massa óssea e muscular. O programa espacial russo continuou a usar esta tecnologia com seus astronautas como terapia física para suprir a diminuição considerável da massa óssea e do tônus muscular que ocorre durante períodos prolongados com a ausência da gravidade. No final dos anos 90, esta modalidade difundiu-se na Europa. A agência Espacial Européia e a NASA, estão usando intensamente a tecnologia da vibração em estudos relativos à manutenção da força muscular e da densidade óssea.
O uso da plataforma vibratória no Brasil, iniciou há 9 anos. A utilização da plataforma vibratória associada aos exercícios funcionais, aumentam o gasto calórico, devido ao aumento do recrutamento das unidades motoras. A vibração mecânica gerada pela plataforma, ativa contrações musculares e aumento do fluxo sanguíneo, o que potencializa o fortalecimento muscular. Além de outros benefícios, como aumento do metabolismo, melhora da drenagem linfática e aumento significativo da densidade mineral óssea.
A função da plataforma é fazer com que o corpo utilize reflexamente mais fibras musculares para manter o equilíbrio e a postura durante o estímulo. A vibração estimula a contração dos músculos e o aumento do fluxo sanguíneo, o que, por sua vez, melhora a capacidade de transporte de oxigênio, beneficiando a queima de gordura localizada, além de estimular o sistema linfático, combatendo a celulite e auxiliando na melhora da capacidade cardiorespiratória.
Vários estudos científicos comprovaram a eficácia da plataforma vibratória, tanto para melhora no condicionamento físico como no processo de emagrecimento.
É importante lembrar que a redução de peso será mais eficaz quando associado à plataforma vibratória, uma dieta equilibrada e a uma melhora na qualidade de vida.

Fabiana Alchini – Fisioterapeuta

20140718-094542-35142499.jpg