O que é?

Pilates é um método de exercícios físicos sem impacto, programado para condicionar e relacionar o corpo com a mente, corrigir desequilíbrios musculares, melhorar a postura e tonificar o corpo. Ajuda a fortalecer uniformemente os músculos centrais, para que eles ofereçam o apoio e o equilíbrio de que sua coluna necessita na manutenção da boa postura, condiciona e alonga os músculos visando uma modificação em todo o corpo sem causar impacto nas articulações.

Como surgiu?

Criado pelo alemão, Joseph Hubertus Pilates (foto acima), nascido em 1880. Por ter tido uma infância difícil devido as suas doenças dedicou-se ao estudo da cultura física e desenvolveu o Método Pilates, colocado em prática durante a Primeira Guerra Mundial, utilizando seus exercícios com o auxílio das molas que existiam nas camas. Após a guerra aperfeiçoou seu programa de exercícios, criando os aparelhos que são utilizados até hoje. Joseph teve uma vida longa e saudável.

Quem pode?

Qualquer pessoa que deseja melhorar seu nível de condicionamento físico, aparência e saúde em geral. É o exercício perfeito para mulheres, homens, idosos, adolescentes, atletas, e também novatos na prática de exercícios físicos, ou convalescentes de lesões em processo de recuperação muscular ou patológica, ortopédica, reumatológica, respiratórias entre outros.

Porque fazer?

  1. Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória; diminui o stress, a tensão, fadiga e dor;
  2. Aumenta o equilíbrio e a coordenação, otimiza o desempenho desportivo;
  3. Melhora a função neuromuscular, a força, a elasticidade muscular e mobilidade articular;
  4. Fortalece a musculatura abdominal e diminui a porcentagem de gordura, melhora a estética corporal;
  5. Desenvolve os músculos que suportam a coluna eliminando dores crônicas;
  6. Previne e/ou trata lesões, pois não causa impacto nas articulações.

Como é praticado?

Na Corphus trabalhamos com um instrutor e, no máximo, dois alunos. Cada aula dura 1 hora e é encerrada com uma rápida massagem relaxante. O Pilates pode ser praticado em aparelhos (Cadillac, Reformer, Barrel, Chair, Wall), na plataforma vibratória, ou com acessórios como tecido acrobático (Neo Pilates), TRX (Pilates Aéreo), bolas, bosu, pesos e rolos.